domingo, 21 de novembro de 2010

Telecentros vão oferecer internet gratuita aos alagoanos

Fonte: Agência Alagoas

Diminuir letraAumentar letra
(04/11/2010 15:50)

A partir deste mês, os moradores da Virgem dos Pobres e da Colônia de Pescadores Z1, localizada na Ponta da Terra, poderão usufruir de internet gratuita em dois telecentros que serão instalados no local.

Agência Alagoas
Agência Alagoas
Estado pretende aumentar inclusão digital
O superintendente do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), Nelson Menezes, afirma que o acesso será possível graças ao Programa Telecentros Digitalagoas em parceria com o Gesac (sistema do governo federal de conexão com a internet, com antenas via satélite).

O governo estadual está investindo no projeto, por meio do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), R$ 1,5 milhão. Menezes ressalta que o objetivo do governo de Alagoas é tirar o Estado da última colocação do país em termos de inclusão digital.

Outros 48 telecentros estão com a documentação em fase de análise e devem funcionar em outros municípios alagoanos até o primeiro trimestre de 2011. Mais de 50 inscrições já foram feitas pelo site www.digitalagoas.al.gov.br e estão sendo analisadas. O prazo se inspira no dia 22.

“Estamos avaliando se a documentação corresponde com as exigências do programa, depois iremos conhecer o local proposto. Caso não seja o ideal, solicitamos a adequação e depois formalizamos o convênio com prazo de três anos, podendo ser prorrogado dependendo de cada caso”, explicou.

De acordo com Menezes, as partes interessadas podem ser prefeituras, órgãos públicos estaduais e ONGs sem fins lucrativos.

O Itec dará suporte técnico, de conteúdo, monitoramento, treinamento permanente de monitores e acompanhamento on line da gestão. Segundo o superintendente do Itec, a meta do Executivo é manter o mínimo de 60% dos telecentros ocupados, diariamente.

O gerente do Programa Telecentros Digitalagoas, Robson Paffer Cruz, disse que cada um será equipado com dez estações de trabalho; um servidor de rede; onze estabilizadores; uma impressora a laser e um roteador wireless (rede sem fio), mobiliário com onze mesas e onze cadeiras e um armário de aço.

Os municípios que se inscreveram são Paripueira, Chã Preta, Porto Real do Colégio, Olho D Água do Casado, Olivença, Pariconha, Igaci, Quebrangulo, Palestina, belo Monte, Estrela de Alagoas, Novo Lino, Piaçabuçu, Coruripe, Água Branca, Pão de Açúcar e Atalaia.

Cabe aos estabelecimentos selecionados cederem o local para a instalação dos equipamentos, mobília e arcar com os custos com a manutenção, a exemplo de energia, água e pagamento dos monitores.

“A comunidade será beneficiada com treinamentos em informática básica; fazer trabalho de pesquisa escolar, bem como utilizar os recursos oferecidos pelo governo federal e estadual na internet, como a emissão de documentos, fazer o Imposto de Renda, entre outros”, disse Cruz. Para usar os computadores os usuários – que terão acesso livre e assistido - serão cadastrados nos telecentros e receberão uma senha, podendo acessar o Digitalagoas em outros computadores.

“Cada pessoa terá direito a pelo menos 50 minutos de utilização, podendo ficar mais tempo, desde que haja máquina disponível e não haja fila de espera. O acesso será por ordem de chegada e cada telecentro deve funcionar no mínimo 8h por dia, de segunda a sexta-feira”, afirmou o gerente do Digitalagoas.

O projeto conta com a parceria do Acessa São Paulo, do governo paulista, o qual inspirou Alagoas no tocante à metodologia, logística, conteúdo, experiência e sistema de gerenciamento. Em dez anos, São Paulo instalou 600 telecentros.

“O Itec fará o monitoramento diário dos níveis de acesso para avaliar se o objetivo está sendo alcançado. A ideia é provocar a inclusão digital porque acreditamos que não há desenvolvimento socioeconômico e geração de emprego sem que a população tenha noções básicas de informática”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares