sábado, 29 de outubro de 2011

Telecentro Centro Social Santa Luzia recebe visita dos representantes de Dr. Uebe Rezeck, secretário da SMPP


Fonte: Jornal de Barretos, Notícias, 26 de outubro de 2011

A Secretaria Municipal de Participação e Parceria, comandada por Dr. Uebe Rezek, através da Coordenadoria de Inclusão Digital, (CID), por seu Coordenador Geral Sr. João Francisco Berci, Coordenador Sr. Alan Rachas Ribeiro, e equipe de trabalho, visitaram nesta terça feira, 25/10, o Telecentro CENTRO SOCIAL SANTA LUZIA, localizado em Jd. Nordeste, Zona Leste da Capital.

Inaugurado em 22/06/2011, conta com mais de 350 usuários cadastrados, sendo 53% do sexo masculino, 50% possui ensino médio completo e 52% estão na faixa etária entre 11 e a 16 anos. Eles  usufruem na unidade, de 20 computadores com conexão à Internet, com capacidade para atender 150 alunos diariamente. O espaço oferece cursos gratuitos que vão desde o básico até o avançado de informática, onde aprendem a criar seu próprio site propiciando condições para inserção ao mercado de trabalho.

Durante a visita, os representantes da SMPP/ Coordenadoria de Inclusão Digital foram recepcionados pela Sra. Balquisa, representando o Pe. Plínio Possobom, (SDB) presidente do CSPSL-Centro Social da Paróquia Santa Luzia, apreciando o espaço e a excelente gestão da Entidade junto ao Telecentro, com a competência da equipe técnica disponibilizada em parceria  com  a IDORT- Instituto de Organização Racional do Trabalho e a Zênega Tecnologia e Serviços.

Na ocasião, a equipe da SMPP/ Coordenadoria de Inclusão Digital visitaram  as dependências de 4.000 m2 da Entidade CSPSL, que desde 99, presta atendimento qualificado às crianças, aos adolescentes, jovens, e suas famílias, bem como à população mais carente da região. Benefícios sociais que, entre outros, segmentam-se como qualificação profissional, contando com projetos conveniados com a Prefeitura do Município de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo e recentemente com a Secretaria de Participação e Parceria através da implantação do Programa Telecentro, ampliando sua capacidade e qualidade de atendimento.

O Centro Social atende, diariamente, cerca de 1.200 usuários, distribuídos pelos vários projetos vigentes: CCA – Santa Luzia, São Nicolau, CEI's – Salesiano Santa Luzia e Jd. Nordeste, MSE/MA Santa Luzia, Equipe de Pastoral, Oratório Salesiano, MOVA, Centro da Juventude – Agente Jovem I e Centro de Qualificação Profissional Dom Bosco, que oferece os seguintes cursos: Técnicas Administrativas com ênfase em Informática, Eletrotécnica, Informática Básica, Web Design, Montagem Manutenção de Computadores e Redes.

Este quadro crescente é resultado de um trabalho sério, de confiança na filosofia de Dom Bosco, que prima por oferecer aos jovens, especialmente aos mais pobres, iguais oportunidades de vida para a conquista de um meio social mais justo, em busca da cidadania. A Pedagogia Salesiana, também conhecida como o Sistema Preventivo, é um dos diferenciais da educação salesiana.  Ela é fundada em três bases: "amor" -também entendida na palavra italiana "amorevollezza". Os jovens devem ser amados e saber disso. Dom Bosco resumia: o  "Faça-se amar e não se faça temer".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares